Curso do R no IPÊ em 2014: scripts das aulas em Markdown

Oi, pessoal.

Ano passado ministrei um curso sobre o R e suas aplicações na biologia lá no IPÊ. Durante o curso, criamos diversos scripts para executar as análises que estudamos, e com a ajuda dos participantes eu fiz uma pequena série de documentos em Markdown, que agora torno disponíveis aqui no blog. É o primeiro material que produzi assim, então não esperem nenhuma obra prima, ok?

Antes de tudo, faço uma ressalva importante:

* estes documentos não buscam explicar detalhadamente as análises e procedimentos mostrados; eles são apenas um relato do que fizemos no curso, e boa parte das explicações e discussões só aconteceram “ao vivo”, e não estão registradas. Tenha em mente, então, de que este material pode ser útil para qualquer um, mas que ele não tem como objetivo central ensinar a quem não participou do curso, ok?

De qualquer forma, novos materiais, mais didáticos e voltados para quem está lendo serão produzidos em breve, como parte de algumas atividades que estamos organizando no nosso laboratório. Então pensem neste material como um aperitivo do que está por vir, ok?  😉

Vamos lá:

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 1

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 2

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 3 parte 1

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 3 parte 2

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 4 parte 1

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 4 parte 2

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 4 parte 3

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 5 parte 1

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 5 parte 2

Curso do R no IPÊ 2014 – dia 5 parte 3

Espero que possam aproveitar o material.

Abraços!

Prof Marcos


 

Edição em 09-12-2015:

A pedidos, estou disponibilizando aqui também os arquivos de dados usados no curso. Não está muito organizado, então peço que me avisem caso tenha algum arquivo faltando, ok? Aqui estão eles:

https://1drv.ms/u/s!AuIun-TSXTDQhogU2A7dYeMl9rQyrQ

Abraços!

7 ideias sobre “Curso do R no IPÊ em 2014: scripts das aulas em Markdown

  1. Luis Nadel

    Prof Marcos, seria possível disponibilizar os dados utilizados nesses scripts? Uma pena o curso do IPÊ ser tão caro e não acessível para qualquer aluno. Um abraço.
    Luis

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Olá, Juliane, desculpe a demora. Você pode indicar quais estão com problema? Eu tive que mudar a hospedagem dos arquivos dos tutoriais há algum tempo, e pode ser que tenha cometido algum engano com um ou outro…

      Abraços!

      Curtir

      Resposta

Deixe um comentário