Sobre

Meu nome é Marcos Vital, e sou professor de Ecologia, Biomatemática e Bioestatística na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Coordeno o Laboratório de Ecologia Quantitativa, e realizo pesquisas na áreas de Ecologia, Evolução e Entomologia, geralmente usando um bocado de métodos estatísticos pelo caminho.

Se quiser saber um pouco mais sobre o meu trabalho, dê uma espiada no site do nosso laboratório na UFAL e no meu outro blog (basta clicar no banner ali do lado direito).

11 ideias sobre “Sobre

  1. Alessandro

    Excelente Material, parabéns! Direto e simples.
    Uma dúvida: documentos markdown só podem ser criados com o R Studio? Não posso utilizar o R base para tarefa?

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Obrigado, Alessandro!

      Para criar o scripts em markdown, no formato que estou disponibilizando, o Rstudio é necessário. Mas perceba que isso é apenas para quem for criar scripts neste formato. Para rodar os comandos e criar scripts comuns, não precisa do Rstudio.

      Abraços!

      Curtir

      Resposta
      1. Marcos V C Vital Autor do post

        Olá, Izabela! Estamos em fase de planejamento, mas acredito que não vá demorar muito,ok? Qualquer coisa entre em contato com o pessoal do IPÊ, eles que organizam as coisas do ponto de vista prático (datas de lançamento, essas coisas).

        Abraços!

        Curtir

  2. Gisela Cabral

    Olá Prof. Marcos.
    Primeiro, parabéns pelo blog e pelas suas aulas. Vc consegue deixar a bioestatística muito mais palatável e interessante!
    Estou com uma dúvida e nao achei um tópico específico sobre isso. A dúvida é a seguinte: como faco para colocar diferentes cores e simbolos num biplot (fiz uma pca com hellinger)?
    Já procurei em alguns sites de perguntas e respostas sobre R, mas ainda nao consegui alterar meu gráfico. O senhor poderia me ajudar??

    Muito obrigada,
    Gisela Cabral

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Obrigado, Gisela! Então, a alteração de cores e símbolos nos gráficos da pca segue a mesma lógica que nos demais gráficos (se você estiver usando o módulo básico do R para gráficos). Dê uma olhada nos scripts do curso que ministrei no IPÊ, no dia 4, aqui: https://cantinhodor.wordpress.com/2015/03/30/curso-do-r-no-ipe-em-2014-scripts-das-aulas-em-markdown/

      Mas também recomendo fortemente uma série de postagens do blog do Gavin Simpson, que começa com esta aqui: http://www.fromthebottomoftheheap.net/2012/04/11/customising-vegans-ordination-plots/

      E depois continua com mais algumas na sequência, você deve encontrar lá facilmente.

      Abraços!

      Curtir

      Resposta
      1. Gisela Cabral

        Olá Prof. Marcos,
        muito obrigada pelas dicas. No momento estou num congresso, mas assim que voltar darei uma pesquisada e farei como indicado. Envio outra resposta assim que plotar os resultados.
        Grande abraco.

        Curtir

  3. Adriano Santos

    Ola Professor! Assisti suas aulas via You tube e baixe sua apostila do R. Obrigado, está ajudando bastante. Abraços!! #SemMedodoR
    Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (UFSCar – Araras/SP)

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s