Sobre

Meu nome é Marcos Vital, e sou professor de Ecologia, Biomatemática e Bioestatística na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Coordeno o Laboratório de Ecologia Quantitativa, e realizo pesquisas na áreas de Ecologia, Evolução e Entomologia, geralmente usando um bocado de métodos estatísticos pelo caminho.

Se quiser saber um pouco mais sobre o meu trabalho, dê uma espiada no site do nosso laboratório na UFAL e no meu outro blog (basta clicar no banner ali do lado direito).

20 ideias sobre “Sobre

  1. Alessandro

    Excelente Material, parabéns! Direto e simples.
    Uma dúvida: documentos markdown só podem ser criados com o R Studio? Não posso utilizar o R base para tarefa?

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Obrigado, Alessandro!

      Para criar o scripts em markdown, no formato que estou disponibilizando, o Rstudio é necessário. Mas perceba que isso é apenas para quem for criar scripts neste formato. Para rodar os comandos e criar scripts comuns, não precisa do Rstudio.

      Abraços!

      Curtir

      Resposta
      1. Marcos V C Vital Autor do post

        Olá, Izabela! Estamos em fase de planejamento, mas acredito que não vá demorar muito,ok? Qualquer coisa entre em contato com o pessoal do IPÊ, eles que organizam as coisas do ponto de vista prático (datas de lançamento, essas coisas).

        Abraços!

        Curtir

  2. Gisela Cabral

    Olá Prof. Marcos.
    Primeiro, parabéns pelo blog e pelas suas aulas. Vc consegue deixar a bioestatística muito mais palatável e interessante!
    Estou com uma dúvida e nao achei um tópico específico sobre isso. A dúvida é a seguinte: como faco para colocar diferentes cores e simbolos num biplot (fiz uma pca com hellinger)?
    Já procurei em alguns sites de perguntas e respostas sobre R, mas ainda nao consegui alterar meu gráfico. O senhor poderia me ajudar??

    Muito obrigada,
    Gisela Cabral

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Obrigado, Gisela! Então, a alteração de cores e símbolos nos gráficos da pca segue a mesma lógica que nos demais gráficos (se você estiver usando o módulo básico do R para gráficos). Dê uma olhada nos scripts do curso que ministrei no IPÊ, no dia 4, aqui: https://cantinhodor.wordpress.com/2015/03/30/curso-do-r-no-ipe-em-2014-scripts-das-aulas-em-markdown/

      Mas também recomendo fortemente uma série de postagens do blog do Gavin Simpson, que começa com esta aqui: http://www.fromthebottomoftheheap.net/2012/04/11/customising-vegans-ordination-plots/

      E depois continua com mais algumas na sequência, você deve encontrar lá facilmente.

      Abraços!

      Curtir

      Resposta
      1. Gisela Cabral

        Olá Prof. Marcos,
        muito obrigada pelas dicas. No momento estou num congresso, mas assim que voltar darei uma pesquisada e farei como indicado. Envio outra resposta assim que plotar os resultados.
        Grande abraco.

        Curtir

  3. Adriano Santos

    Ola Professor! Assisti suas aulas via You tube e baixe sua apostila do R. Obrigado, está ajudando bastante. Abraços!! #SemMedodoR
    Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (UFSCar – Araras/SP)

    Curtir

    Resposta
  4. Marcus Garcia

    Olá, professor Marcos

    Tudo bem?

    Também me chamo Marcus e sou mestrando em Linguística pela UNESP. Recentemente, comecei a estudar R para tentar trabalhar com alguns dados do mestrado. Mas já tive problema com a importação de dados do Excel para o RStudio, não sei se meus dados estão organizados de maneira correta para a leitura no programa. Você poderia me ajudar?

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Olá, Marcus!

      Desculpe a demora imensa em responder!!!

      Posso tentar ajudar, claro. Mas preciso saber o que acontece. Qual o comando que você usou, e qual mensagem de erro? Existem alguns erros bem comuns na importação de dados, então pode até ser fácil descobrir.

      Abraços!

      Curtir

      Resposta
  5. Jonh Billy da Silva

    Boa tarde. Sou Jonh Billy, estudante de Física Ambiental da UFMT.
    Estou precisando uma ajuda: Estou estudando agora a programar R.
    Estou com dificuldade em plotar gráficos de uma só vez para vários arquivos.
    Queria poder fazer o mesmo gráfico para vários data frame de uma só vez, por que são mais de 100 datas. Alguém poderia me auxiliar? Não tenho muita pratica com o R, fazem apenas 2 meses que comecei a usa-lo, mas ele será um grande ajudante nas minhas pesquisas cientificas. Desde já agradeço.

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Olá, Jonh Billy, tudo bem?

      Desculpe a demora em responder.

      Veja só, o que você provavelmente precisa é um loop, para automatizar a mesma operação várias vezes, mudando apenas os dados de origem. Eu não tenho muitos exemplos disso aqui no blog, então vou indicar outras coisas.

      Dê uma espiada aqui: https://datascienceplus.com/how-to-write-the-loop-in-r/

      E aqui: https://www.datacamp.com/community/tutorials/tutorial-on-loops-in-r

      Sugiro ir na ordem, acho que o primeiro é mais simples.

      Espero que ajude!

      Abraços

      Prof Marcos

      Curtir

      Resposta
  6. Lucas Medeiros

    Boa tarde,
    Estou com dificuldade para realizar analise em teoria das filas, é possível ajudar??
    Não sei se o formato do Excel esta o correto.
    No R, estou com dificuldade com modelo EX: library(queueing)
    o modelo é queueing.i_MMC
    Tenho dados de entradas e saídas, porém não consigo analisar.

    Grato, Lucas

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Oi, Lucas!

      Infelizmente nunca trabalhei com este tipo de análise, então não sei bem como te ajudar. Uma dica que eu dou, que vale para qualquer função, é tentar executar o exemplo – toda função do R tem um exemplo executável no help, é sempre a última coisa. Assim você pode conferir o formato de entrada, por exemplo, o que pode ajudar muito.

      Eu tentei procurar material de suporte na internet, mas não achei, pelo menos não para o pacote. Encontrei alguma coisa solta, como esta aqui:
      https://www.analyticsvidhya.com/blog/2016/04/predict-waiting-time-queuing-theory/

      Abraços!

      Prof. Marcos

      Curtir

      Resposta
  7. Pedro Ricardo Kömel Pimenta

    Professor, gostei muito do seu site. O senhor tem disponibilidade e interesse para falar sobre análises farmacoeconomicas ou economicas no R? (Tomada de decisão, modelos de Markov e arvores de decisão, não precisa aprofundar em microsimulações) e sobre metanálise? Gostei muito da sua didatica, passo a passo.

    Curtir

    Resposta
    1. Marcos V C Vital Autor do post

      Obrigado, Pedro! Então, destes temas a metanálise provavelmente é o mais próximo para mim, pois os demais fogem um pouco da minha área. O blog anda meio parado, mas em breve devemos ter um pouco de novidades por aqui, certo? Abraços!

      Curtir

      Resposta
      1. Pedro Pimenta

        Eu ia adorar algumas dicas de metanálise, metanálise em rede o que puder dessa área de epidemiologia, farmacoeconomia, farmacoepidemiologia e bioestatística. Grato

        Curtir

Deixe um comentário